Trabalhar dá trabalho. E muito! Quem busca uma nova oportunidade no mercado, precisa ser inovador e criativo. Com a acirrada competição, quem se acomoda e acredita que mandar currículos é suficiente, não consegue se recolocar.
Escutamos o tempo todo que o mercado está difícil . Mas esta palavra nós não usamos, preferimos substituir por desafiador, mas a pergunta que fica é: o que você tem feito para se recolocar? Fazer o cadastramento na vaga no LinkedIn ou em sites como Vagas não é suficiente. Há um universo à sua espera e ao seu alcance para se tornar mais notado e mais interessante para recrutadores e empresas.
O que mais escutamos de quem trabalha com Recrutamento e Seleção, assim como Talent Acquisition é que os profissionais seguem, na maioria das vezes, a lei do menor esforço, ou seja, se você solicitar algo fora do script normal de um processo de entrevistas, o profissional muitas vezes deixa de participar do processo, procrastina. Como, por exemplo, um vídeo-currículo. Diante de um pequeno obstáculo, muitos desistem. Incrível, mas essa é a mais pura verdade. E, por isso, o título do nosso texto: trabalhar dá trabalho mesmo.
Para ajudar quem está nesta caminhada rumo ao novo trabalho, preparamos 3 dicas. Na verdade, são dicas criativas para se destacar no meio da multidão. É o que vai fazer de você um profissional único, comprometido em alcançar seu objetivo e focado em encontrar a melhor oportunidade de trabalho.
Três dicas para ajudar você:
1. Crie um vídeo-currículo em português e inglês.
É muito mais fácil para mostrar ao recrutador ou ao headhunter quem você é. A imensa maioria dos nossos alunos que fazem o curso de Linkedin e Design Thinking de Carreira que disponibilizamos a cada dois meses conseguem grandes resultados.
A nossa CEO Vera Lorenzo é Coach de Carreira e Outplacement -Recolocação e faz questão de que todos os seus coachees gravem vídeos. E nós podemos afirmar com toda a segurança: dá super certo e surpreende quem vê. Simplesmente, porque, desta forma, você pode ser visto e ouvido.
Sobre o tamanho/tempo de vídeo: prepare um vídeo com 30 segundos e um vídeo com 1 minuto e meio para facilitar na hora da apresentação – nem sempre as pessoas param para prestar atenção no vídeo. Seja conciso, “to the point” e sublinhe os grandes resultados e maiores conquistas.
O mais importante: para gravar o vídeo em português e inglês (e/ou espanhol ou outro idioma que dominar), treine e grave inúmeras vezes até sentir que está bom. É assim mesmo: para ficar bom, precisa treinar e praticar bastante.
Se precisar de mais ajuda ainda para o vídeo ou para entrevista em inglês ou outro idioma, entre em contato com o Fala Company, somos especializados em preparação de executivos para processos seletivos. Nossa equipe tem programas específicos, tanto presenciais como online para maximizar os resultados da entrevista e dar suporte em todo o processo de contratação.
2. Prepare um currículo em ppt pro trabalho
Crie um currículo ilustrativo a seu respeito com até 10 páginas no ppt para “tirar da cartola” se encontrar alguém pelo caminho.
Para ajudar com ideias e tema, criamos um currículo em ppt como exemplo para mostrar como suas conquistas, formação, etc podem ser introduzidos nos slides. Clique aqui em Exemplo Vera Lorenzo.currículo ppt.
O ideal é você criar um currículo em ppt em 3 slides, bem simplificado, e outro mais longo e completo em até 10 slides. O mais resumido terá que destacar o que há de mais importante na sua trajetória profissional e curricular. O que pode usar também são frases recebidas por seus contatos e que estão na lista de suas recomendações.
3. Prepare seu elevator pitch
Tenha uma apresentação preparada de 30 segundos sobre você para que possa compartilhar no elevador, em eventos sociais, feiras, etc. Muita gente fica surpresa quando pedimos a preparação do pitch para eventos de networking. Quantas vezes você se apresenta quando faz networking? Quantas pessoas você gostaria de conhecer num evento como esse?
Um curso excelente que recomendamos fortemente para aprender a fazer elevator pitch é o curso do próprio LinkedIn: Giving your Elevator Pitch (clica no link azul). O curso é em inglês e vem com a transcrição para você acompanhar lendo.
Durante o curso, o instrutor destaca a importância da escutatória – o seu interlocutor quer e precisa ser ouvido e você entender isso e incorporar na sua interação vai gerar muito mais engajamento. E resultados claro! Ao contrário do que muita gente pensa, em eventos de networking, você precisa perguntar, questionar, querer saber. Isto vai fazer de você uma pessoa única e realmente interessada.
Agora vai ficar a curiosidade: quem vai gravar o vídeo-currículo, preparar o currículo em ppt e deixar tinindo o “elevator pitch”? Mande para nós pelas nossas redes sociais, vai ser muito bom ver que o nosso texto gerou ações positivas, porque este é o objetivo mesmo.