Liderança 4.0

Nova liderança 4.0 – O que fazer?

Afinal, o que mudou na liderança no pós-pandemia? Quem é esse novo líder 4.0 que surge no mundo BANI?

O Líder 4.0 é responsável por conduzir colaboradores (seus clientes internos) num mundo tomado por mudanças de todos os tipos. Ao mesmo tempo em que lida com as transformações estratégicas e operacionais, os líderes 4.0 precisam construir bons relacionamentos com seus liderados, revisitar sua cultura organizacional e estrutura de trabalho.

Por que vamos chamar os colaboradores de clientes internos? Muitas empresas têm foco em clientes externos e entendem a importância de cuidar, atrair, conhecer melhor e motivar seus clientes. E se os colaboradores foram considerados importantes clientes – clientes internos – neste novo modelo de liderança estimulado pelo mundo BANI?

Humanizar relações é o pilar mais importante do novo líder – praticar a empatia, desenvolver o potencial da sua equipe e, mais do que qualquer coisa, mostrar-se vulnerável. O líder do mundo BANI é líder que erra também como qualquer outra pessoa, porque ele vive novos desafios e nem sempre terá resposta para tudo. E esse líder está sempre de olhos e ouvidos abertos para o input de seus colaboradores.

Para quem ainda não tem familiaridade com o termo BANI. uma breve descrição pode ajudar a entender o momento em que vivemos:

Brittle (Frágil): tudo muda o tempo todo de forma rápida e sem criar raízes.

Anxious (Ansioso): vivemos num momento de muitas incertezas e muita ansiedade (uma das doenças mais comuns do nosso tempo). Isso está ligado também ao senso de urgência que está presente no nosso dia a dia: tudo parece que é para ontem.

Nonlinear (Não-linear): Estamos passando por momentos desconectados e desproporcionais com eventos nos exigindo adaptações rápidas e complexidade dos planos a longo prazo.

Incomprehensible (Incompreensível): trabalhamos o tempo todo com sobrecarga de informações – e emoções. Recebemos e processamos dados, mas a lógica parece não fazer mais sentido.

Esta nova onda de incertezas nos exigiu a identificação de um novo perfil de liderança: o Líder 4.0, ágil, antenado, focado em pessoas para gerar resultados. Cabe a esse novo tipo de liderança desenvolver características ou atributos que facilitem essa caminhada. Para isso, é necessário criar impactar 3 níveis:
Individual: trabalhando o autoconhecimento e percebendo necessidades de desenvolvimento, impactando a si e outros indivíduos da organização, inclusive clientes internos e externos;

Time: impactando times ou subtimes.

Empresa: impactando na organização como um todo.

Qual é o papel da nova liderança? Quais são os elementos e comportamentos essenciais do novo líder?
Para ser um bom líder 4.0, é preciso olhar para dentro antes de tudo e estabelecer novos elos.O autoconhecimento – indicamos o bom uso de SWOT profissional – e o PDI (Plano de Desenvolvimento individual) ou PDL (Plano de Desenvolvimento de Liderança)

Neste novo mundo, citamos agora 10 comportamentos fundamentais para serem incluídos na agenda do Líder 4.0:

● Ser exemplo, ser inspiração e motivar seus clientes internos e, mais que tudo, estar presente mesmo na distância.

● Exercer empatia diária e um olhar cuidadoso com seu time

● Praticar a escuta ativa através da prática de questionamentos, por exemplo, utilizando a ferramenta 5W2Hs

● Entender e colocar em ação a flexibilidade e a autonomia, porque a autonomia vai preparar os mais jovens para a sucessão e para o futuro.

● Trabalhar fortemente o engajamento, através de momentos com o time em reuniões periódicas, reuniões para inovar ou para melhoria, além de incluir almoços, cafés da manhã, happy hours, datas comemorativas no cardápio do trabalho

● Incluir a Trilogia do Bem (Gratidão, Elogio e Reconhecimento) como prática diária na empresa e alicerce para maior produtividade

● Permitir os erros como aprendizado e como inovação de processos

● Valorizar sempre o melhor de cada pessoa e o esforço, mesmo que mínimo, em acertar para construir um ambiente de confiança e crescimento profissional

● Criar um ambiente de inovação e cocriação através de Design Thinking e ferramentas ágeis (trabalhar com Trello, OKRs para acompanhamento de projetos)

● Estimular a colaboração e não a competição, mostrando o valor para seu time e para o negócio na máxima “um por todos, todos por um”.

O novo líder precisa ser claro, quando compartilha os objetivos, o propósito e os valores da empresa para que seus liderados vejam para onde vão e por que o que fazem é necessário para o sucesso da empresa. Que tal mostrar para o seu time o resultado final do seu trabalho, visitando os clientes para que vejam com seus próprios olhos o que criaram dentro da empresa?

Lembre-se: o Líder 4.0 entende que comunicação é falar a língua do outro e checa entendimentos e não apenas fala. Por isso, mantém o diálogo aberto e mais transparente possível.

O novo líder dedica mais tempo a pessoas do que processos, porque sabe que são as pessoas que vão gerar o resultado desejado. O Líder 4.0 trabalha o feedforward – o feedback que avalia onde estamos e o que podemos fazer para melhorar o que vem pela frente de forma regular e contínua para que as pessoas saibam o que se espera delas e digam o que esperam do líder.

O novo Líder 4.0 fala e escuta, tem foco em pessoas e em seu desenvolvimento, comunica e verifica, incentiva e acompanha, estimula a inovação e colaboração, mas, mais do que tudo, o novo Líder 4.0 enxerga o futuro no presente.

Picture of Fala Company
Fala Company

3 de julho de 2023

COMPARTILHE