Capas artigos Linkedin (17)

Ações para sua empresa realizar no outubro rosa e novembro azul

Picture of Fala Company

Fala Company

19 de outubro de 2023

COMPARTILHE

Vamos falar de um assunto super importante: a prevenção do câncer.

Se você se preocupa com a saúde de seus colaboradores, este é o momento para incentivar e promover ações de bem estar na sua empresa e incentivar seus colaboradores a realizarem os exames.

Tanto o Outubro Rosa quanto o Novembro Azul foram criados com o intuito de divulgar a campanha voltada para a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer, no caso das mulheres, de mama e colo do útero ou de próstata no caso dos homens.

Segundo um estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o Brasil deve registrar 704 mil casos novos de câncer até 2025, um aumento de quase 13% em relação às estimativas do triênio anterior (2020-2022), que apontavam 625 mil casos novos a cada ano. Os dados evidenciam que o câncer de mama pode atingir cerca (10,5%) da população feminina, enquanto o câncer de próstata (10,2%) da população masculina. 

A consciência da gravidade do problema nos mostra o quanto é essencial realizar exames e auto-exames anualmente para identificar o câncer no estágio inicial – se for o caso – e tratar rapidamente. 

O diagnóstico precoce salva vidas. Por isso, a conscientização é a chave para evitar surpresas e danos futuros.

Como, então, tornar sua empresa como aliada nessa luta e promover a conscientização dos colaboradores da sua empresa?

Consultando nossos especialistas, listamos algumas ações que você pode  promover. 

Faça ações de marketing e divulgação da campanha

Trazer à consciência a importância do Outubro Rosa e Novembro Azul é fundamental. Por isso, elencamos algumas ações para colocar em prática:

1 – Decorar o ambiente de trabalho com as cores representativas de cada campanha (rosa para Outubro Rosa e azul para Novembro Azul). 

2 – Adotar uma identidade visual específica para os materiais de comunicação interna e externa relacionados a essas campanhas.

3 – Criar um banner para o LinkedIn fazendo alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

4 – Utilizar as redes sociais para compartilhar informações sobre o câncer de mama e câncer de próstata, sintomas, fatores de risco, métodos de prevenção e a importância do diagnóstico precoce. 

5 – Compartilhar artigos informativos, incentivando seus amigos e seguidores a fazerem o mesmo.

6 – Criação de material – email marketing

7 – Entrevistas para News da empresa com alguém ou familiar que tenha passado por isso

8 – Distribuição de camisetas ou fitas rosas e azuis

Essas ações são importantes para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças, contribuindo para salvar vidas e melhorar a saúde de muitas pessoas.

Organize Palestras ou Rodas de conversa

Para gerar auto-reflexão no time, pense em organizar palestras, webinars ou workshops sobre o câncer de mama e próstata, seus sintomas, prevenção e a importância do diagnóstico precoce. 

  • Traga profissionais da Saúde para Falar sobre a importância do autoexame e a importância de praticar exercícios e ter uma alimentação saudável

  • Inclua depoimentos de sobreviventes que tiveram câncer e conseguiram vencer essa luta

  • Promova debates sobre os malefícios do álcool e cigarro

  • Realize uma roda de conversas com homens e mulheres de diferentes faixas etárias para compartilharem suas experiências e visões acerca dessa temática 

Incentive seu time a ir em eventos organizados por instituições de saúde, ONGs ou comunidades locais que visam conscientizar sobre o câncer de mama e câncer de próstata. Isso pode incluir caminhadas, corridas, feiras de saúde ou workshops educacionais.

Libere um dia de folga para exames de Prevenção

Ofereça um dia de folga para os colaboradores realizarem os exames preventivos para detecção precoce do câncer de mama e próstata ou contrate profissionais de saúde para irem até a empresa e realizar mamografias, exames de toque, e/ou exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) para sua equipe. Exames recomendados:

Para as mulheres:

  • Mamografia
  • Ultrassonografia do colo do útero
  • Exame de sangue para verificar o aumento de proteínas, como CA125, CEA, AFP e o CA 15.3. 
  • Biópsia/Punção guiada por ultrassom.
  • Mamografia Digital (quando o tumor ainda não é palpável)
  • Ultrassonografia abdominal superior.
  • Ressonância magnética da mama
  • Biopsia da mama
  • Exame FISH

Para os homens:

  • Ultrassom da próstata
  • PSA (exame de sangue)
  • Exame de toque retal
  • Tomografia computadorizada 
  • Ressonância magnética
  • Cintilografia óssea

Promova ações de Estilo de Vida Saudável 

É fundamental criar ações que realmente apoiem o estilo saudável na empresa. Ações que tirem seus colaboradores do lugar comum e promovam conhecimento e interação.

Ações indicadas:

  • Caminhada e corrida pela luta contra o câncer 

  • Campanha – Emagrecer juntos para viver melhor (todos se pesam e criam uma meta)

  • Seguir uma alimentação saudável, rica em vegetais (frutas, verduras, leguminosas, grãos integrais…) e limitar o consumo de fast food e alimentos processados ricos em gordura, amido e açúcar.

  • Não fumar ou parar de fumar, pois o tabagismo é um dos principais fatores de risco para diversos tipos de câncer, além de outras doenças crônicas.

  • Evitar ou moderar o consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool é classificado como carcinogênico para a mama e pode aumentar o risco de câncer de próstata. 

  • Oferecer sessões de ioga ou meditação

Campanha de Doação e Arrecadação de Fundos

Mobilize o seu time para organizar um evento criando uma campanha de arrecadação de fundos para organizações de combate ao câncer, incentivando colaboradores a fazerem doações. 

Para angariar fundos, monte bazares, leilões, corridas beneficentes ou atividades esportivas, e doe os recursos arrecadados para organizações que oferecem apoio a pacientes com câncer e suas famílias, bem como para pesquisas e tratamentos relacionados ao câncer de mama e câncer de próstata.

Instituições que arrecadam fundos:

1 – Américas Amigas: uma organização que promove a saúde da mama, oferecendo mamografias, doando equipamentos, capacitando profissionais e realizando campanhas de conscientização

2 – FEMAMA: uma federação que reúne 70 instituições filantrópicas de apoio à saúde da mama, atuando na articulação de uma agenda nacional para influenciar a criação de políticas públicas e ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama.

3 – Instituto Oncoguia: uma organização que oferece informação, educação, apoio e orientação a pacientes com câncer, incluindo os de mama e próstata, além de defender seus direitos e mobilizar a sociedade para a causa.

4 – Instituto Vencer o Câncer: um espaço que realiza ações de prevenção, conscientização, diagnóstico precoce e tratamento do câncer, incluindo os de mama e próstata, por meio de campanhas, eventos, palestras, cursos e projetos sociais. 

5 – Laço Rosa: fundação que atua na prevenção e no combate ao câncer de mama, oferecendo apoio emocional, jurídico e financeiro às pacientes, além de promover a doação de perucas, lenços e próteses mamárias.

6 – Liga Bahiana Contra o Câncer: atuam prestando serviços de  assistência médica e social a pacientes com câncer, incluindo o de próstata, por meio do Hospital Aristides Maltez, referência no tratamento oncológico no estado da Bahia

7 – UICC: uma organização internacional que une cerca de 58 parceiros atuando em mais 170 países na luta contra o câncer, incluindo os de mama e próstata, por meio da promoção da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico precoce, do tratamento e dos cuidados paliativos.

Está pronto para dar o próximo passo nessa luta?  Vamos juntos!

Liderança feminina: a importância das mulheres em cargos de liderança

Team building: conceitos e como aplicar na sua empresa

Ações para sua empresa realizar no outubro rosa e novembro azul

Como utilizar o LinkedIn para impulsionar suas Vendas?

Transforme inteligência emocional em inteligência relacional

Como criar uma cultura de elogio e gratidão na sua empresa?