Capas_artigos_Linkedin_(26)

Inglês Intermediário: Saiba o que é e como evoluir

Picture of Fala Company

Fala Company

24 de julho de 2023

COMPARTILHE

Você é um daqueles profissionais que fala inglês, mas acredita que ainda está no nível intermediário? Conhece alguém assim? Neste artigo, queremos ajudar quem precisa elevar o nível em inglês, incluindo práticas constantes no dia a dia.

Se você continuar fazendo o que faz hoje em dia, podemos garantir para você: seu nível não vai melhorar! Por isso, queremos propor formas diferentes de aprendizado para acelerar seu conhecimento.

O que é inglês intermediário

O inglês intermediário, muitas vezes referido como inglês de nível B1 ou B2 no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), é um nível de proficiência em inglês que está entre o básico e o avançado.

O CEFR teve início em 1991, por iniciativa do governo federal suíço e após reformulações o Conselho da Europa elaborou um documento final e apresentou para a União Europeia em 2001, que logo depois foi declarado o Ano Europeu das Línguas. O Quadro é utilizado para padronizar a avaliação e o ensino de línguas, inicialmente utilizado na Europa, hoje é aplicado em todos os países. O CEFR descreve o nível de domínio de um idioma, seja ele qual for, numa escala de seis níveis, do A1 (para principiantes) ao C2 (para quem já domina a língua).

Dessa forma, o nível de Inglês intermediário refere-se a uma competência linguística onde o falante já possui um bom domínio das bases do idioma e é capaz de se comunicar de forma eficaz em muitas situações do dia a dia. No entanto, ainda não é fluente e pode ter dificuldades com tópicos mais complexos ou específicos.

Dicas para incorporar o inglês intermediário no dia a dia

Aprender uma nova língua é uma jornada emocionante e desafiadora. Entre os vários estágios de aprendizado, o nível intermediário é particularmente único. Este é o momento em que as pessoas começam a se afastar do básico para mergulhar em conceitos mais complexos para atingir a fluência. Aqui estão algumas dicas simples para aplicar no seu dia a dia 

1. Pratique todos os dias

A prática diária é essencial para melhorar suas habilidades em inglês. Tente dedicar pelo menos 15-30 minutos por dia para praticar o inglês.

2. Use recursos online

Existem muitos recursos online gratuitos que você pode usar para praticar inglês. Isso inclui aplicativos de aprendizado de idiomas, podcasts, vídeos do YouTube e sites de notícias em inglês.

  • PingoLearn: Aprenda vocabulário, ouça audiobooks e pratique conversação a qualquer momento.
  • Sounter: Perfeito para aprender inglês com músicas, em diferentes níveis de dificuldade.
  • Beelinguapp: Treine leitura e compreensão oral com textos e livros.
  • BBC Learning English: Acesse conteúdos de gramática, vocabulário e notícias em lições diárias.
  • Memrise: Memorize e revise vocabulário com atividades interativas.

3. Leia em inglês

Ler em inglês é uma ótima maneira de expandir seu vocabulário e melhorar sua compreensão de leitura. Tente ler uma variedade de materiais, como livros, revistas, jornais e artigos online.

Como por exemplo o site Newsela ou site News in Levels, neles você vai treinar a leitura no seu nível de conhecimento. O interessante do aplicativo é que você consegue ler a mesma notícia em diferentes níveis.

4. Assista a filmes e séries em inglês

Assistir a filmes e séries em inglês pode ajudar a melhorar sua compreensão auditiva e a se familiarizar com diferentes sotaques e gírias. Por meio do conteúdo audiovisual você aprende novos termos, a forma certa de pronunciar palavras e ainda expande seu vocabulário.

Uma boa série para começar a praticar é o The Office pois ensina o Business English de forma divertida. A série acompanha a rotina dos funcionários da Dunder Mifflin, uma empresa que vende papéis. Gravada no ambiente corporativo, The Office combina comédia, aprendizados sobre o dia a dia da empresa e o bom uso de Business English.

5. Pratique a Conversação

Se possível, pratique a conversação em inglês com falantes nativos. Isso pode ser feito através de intercâmbios, cursos de idiomas ou plataformas online de tutoria como o Tandem onde você troca aulas – você ensina português e a pessoa te ensina inglês por exemplo, de forma gratuita! Você pode falar por texto, áudio ou vídeo calls na forma que melhor lhe convier.

6. Escreva em inglês

Escrever em inglês pode ajudá-lo a praticar a gramática e a estrutura das frases. Você pode começar escrevendo diários, e-mails, postagens nas redes sociais ou até mesmo encher os objetos da sua casa com post-it até você lembrar os nomes em inglês.

7. Não tenha medo de cometer erros

Cometer erros é uma parte normal do processo de aprendizado. Não tenha medo de cometer erros e use-os como oportunidades de aprendizado.

Lembre-se, a chave para melhorar suas habilidades em inglês é a prática constante e a exposição ao idioma. Por isso, se estiver no nível intermediário em inglês e buscando o nível avançado, tenha
certeza de que as pessoas já entendem você. Agora é hora de aperfeiçoar seu
sotaque inglês!

Você aproveitou as dicas? Vamos começar a praticar?

Por fim, se precisar de ajuda, fale com a Fala.

Ajudamos muitos profissionais a se libertarem do nível intermediário de inglês e se
tornarem mais autoconfiantes para o desenvolvimento em nosso curso de idioma.

Liderança feminina: a importância das mulheres em cargos de liderança

Team building: conceitos e como aplicar na sua empresa

Ações para sua empresa realizar no outubro rosa e novembro azul

Como utilizar o LinkedIn para impulsionar suas Vendas?

Transforme inteligência emocional em inteligência relacional

Como criar uma cultura de elogio e gratidão na sua empresa?