Social Selling Index: como dar um boost no seu LinkedIn

Mark

Mark

13 de agosto de 2020

COMPARTILHE

Toda vez que a nossa CEO Vera Lorenzo dá treinamento aberto de LinkedIn ou nas empresas como na GE, Sodexo, Servier, Saipem, no Cubo Itaú, WeWork, Regus, entre outras, os participantes sempre perguntam a ela como aumentar o Social Selling Index e é pra responder essa pergunta que resolvemos escrever esse texto.

Primeiro de tudo, você sabe qual é o seu Social Selling Index? Entende para que serve e como aumentar o seu percentual e (inter)atividade?

Se você ainda não conhece, é fácil: entre no link e busque “Get your score free”: Social Selling Index. Vamos juntos a partir daqui?

O Social Selling Index do LinkedIn avalia seu potencial de vendas. E o mais interessante: o seu potencial de vendas depende também do quanto você ajuda outras pessoas.

Agora vamos te mostrar como construir um perfil sólido e de relevância, confira abaixo.

Personal Branding – Estabeleça sua marca pessoal

Como você se descreve no Linkedin? Como utiliza seu Headline (título), About (Sobre – seu resumo) e Experiences (Experiências)? Estabelecer a marca pessoal no LinkedIn significa dizer que valor você entrega para seu cliente/empresa/parceiro.

Para esta primeira avaliação da marca pessoal, é importante que a descrição seja a mais completa possível. Para isso, seguem pontos para você checar:

Título – pode ser tanto o seu cargo ou cargos que busca (foco na busca para não atrapalhar mais que ajudar) ou sua missão ou visão profissional como eu coloco por exemplo.

Resumo – descreva sua formação (MBA, Universidade), idiomas que fala, empresas onde trabalhou ou para as quais prestou serviço, destaques de sua carreira. Lembre-se de que você tem 3 linhas que aparecem para todos os contatos como as linhas mais importantes – seja cuidadoso com o que escreve e “first things first” – o que for importante primeiro.

Experiências – se a empresa onde trabalha/tiver trabalhado for desconhecida do grande público, descreva em 2 linhas o que a empresa faz. Depois liste seus resultados e conquistas e procure incluir números, %, verbos como aumentar, reduzir, ampliar, implantar, implementar, criar, estabelecer no texto de suas experiências, mesmo que você tenha criado ou participado de projetos em equipe.

Incluir mídia nos três pontos também ajuda e muito: fotos, ppts, gifs, documento de Word, entre outros. Lembre-se: o tamanho do arquivo não pode exceder 300 MB e a resolução máxima para imagens é de 120 mega pixels.

Localize as pessoas certas no LinkedIn

Você tem buscado pessoas no Linkedin? Adiciona novas conexões? Demonstrar que tem interesse em ampliar o networking e valorizar pessoas é fundamental na rede LinkedIn.

Como adicionar:

Fazer o upload das listas de emails do gmail, yahoo, Outlook para incluir suas pessoas de contato no seu LinkedIn

Buscar pessoas de seu interesse – pares, colaboradores, colegas de faculdade, ex-chefes, ex-funcionários, etc

Incluir possíveis clientes e pessoas das empresas que podem “comprar você”

Interaja oferecendo insights

Toda vez que você interage com sua rede, seja comentando um post de um contato ou no grupo, compartilhando um artigo, indicando pessoas a outras pessoas, ou seja, reforçando a rede, você está oferecendo os tais insights.

Quando você compartilha conteúdo de relevância, no Social Selling Index, você passa a ser uma fonte confiável e importante. Isto eleva a sua visualização e interesse no feed.

Abaixo a imagem de um participante de um dos nossos cursos depois de um mês de uso do LinkedIn. É impressionante o que o LinkedIn entrega de resultados quando bem usado.

Uma das maneiras de se criar relevância também é criar discussões no grupo, estimular a reflexão e o interesse do grupo para assuntos pertinentes.

Compartilhar informação e conhecimento é determinante para expandir sua percentagem neste quesito do Social Selling Index.

Cultive relacionamentos no LinkedIn

Para cultivar relacionamentos e aumentar o índice no Social Selling Index, aconselhamos utilizar a regra de ouro que chamamos de 4C’s: curtir, comentar e compartilhar e, por último, constância. Para que você seja notado e aumente o seu índice nesta categoria, é fundamental aplicar a regra dos 4C’s diariamente.

Pontos importantes sobre a regras

Curtir – não deixe passar despercebido, mostre que viu o post, que leu ou viu a foto, demonstre interesse

Comentar – quando comentar, marque a própria pessoa ou outras pessoas para quem o post pode ser interessante. É importante fazer com os outros o que gostaria que fizessem com você, ou seja, não poupe elogios.

Compartilhar – quando compartilhar um artigo, escreva algo e explique porque está compartilhando. Compartilhar um artigo de alguém só por fazer não tem tanto valor no LinkedIn. É valorizado quem realmente investe tempo nos contatos.

Constância – reserve um momento do dia (ou até mais) para utilizar o LinkedIn. A constância que cria os músculos do corpo e, da mesma forma, é que fortalece os elos no Linkedin.

Além disso, aplique também a regra dos 3 I’s. Desta forma, fica bem claro, o que faz de você uma pessoa que realmente ajuda e, por isso, será relevante dentro do LinkedIn e fora dele. Sendo feitas todas essas coisas que citamos no texto, será possível alcançar o nível mais alto do Social Selling Index.

Invitations – fazer convites a novas pessoas

Introductions – apresentar pessoas umas as outras

Interaction – interagir e agir para ajudar

Assim, compreendendo bem o mecanismo de avaliação do LinkedIn, você compreende muito mais: entende que, quem ajuda dentro ou fora da rede, tem mais destaque. Muita gente quer ser ajudada antes de ajudar e esse pensamento precisa mudar pra ontem.

Acredite em nós: ser genuíno com as pessoas e estender a mão sempre vai te ajudar a ser uma pessoa melhor e uma pessoa mais respeitada nas redes online e, principalmente, offline.

Desejamos muito sucesso para você, conte conosco.

Como utilizar o LinkedIn para impulsionar suas Vendas?

Transforme inteligência emocional em inteligência relacional

Como criar uma cultura de elogio e gratidão na sua empresa?

5 razões de você travar no inglês – vamos destravar?

7 desafios de RH em 2023

Como melhorar a comunicação em trabalho remoto?