Capas_artigos_Linkedin_(6) (2)

Conheça a Comunicação como Power Skill

Picture of Fala Company

Fala Company

24 de julho de 2023

COMPARTILHE

Você já fez um SWOT da sua equipe direcionado só para Comunicação como Power Skill?

Sabe como a comunicação pode transformar o ambiente corporativo e utiliza todas as ferramentas ao seu dispor?

Hoje em dia, a comunicação é uma das principais Power Skills (competências transformadoras) nas empresas. Dessa forma, saber se comunicar de maneira efetiva, saber escutar bem para responder de forma coerente e empática, contar histórias para influenciar e persuadir – e chegar ao seu objetivo! – são algumas das habilidades necessárias ao dia a dia da Comunicação 4.0.

Quando falamos de Power Skills, estamos falando em competências comportamentais e emocionais. É preciso entender que, dentre as competências comportamentais, a Comunicação é a chave da mudança. O diferencial das pessoas não está mais no conhecimento técnico, mas sim em quanto compartilha conhecimento, como constrói relações e como cria um ambiente mais saudável e sustentável nas empresas através da comunicação.

Por isso, engana-se quem subestime o poder de uma boa comunicação. Bons líderes, bons “comunicadores” são geralmente o destaque da empresa: entendem bem o conceito Power Skills da comunicação e o quanto é potente nas relações humanas e no desenvolvimento do time como um todo.

Afinal, melhorar a comunicação significa também melhorar a produtividade e o engajamento das equipes, mas como colocar em prática?

Uma das ferramentas mais importantes para o autoconhecimento e autopercepção é o SWOT de Comunicação que utilizamos na Fala Company.

Mas você pode se perguntar, que características vamos analisar no SWOT?

Você pode optar por pontos fundamentais como: empatia, escuta ativa, voz, linguagem corporal (comunicação não verbal), comunicação, verbal, influência, relacionamento interpessoal, oratória, e posicionamento nas redes sociais.

Assim, como uso de vocabulário escrito, uso de vocabulário na Fala, “trouble shooter” (aquele que se comunica para buscar soluções), ou então, “trouble maker” (aquele em que a comunicação é sempre negativa), networking interno, influência, prática de CNV (comunicação não violenta), aberto ao feedback, saber “vender” ideias.

Veja o exemplo:

Feito o SWOT, é hora de criar o Plano de Ação das lideranças ou dos colaboradores da empresa.

Além disso, é necessário que o RH também desenhe o seu Plano de Ação de Comunicação.

Veja as dicas da nossa equipe de facilitadores da Fala Company:

Trabalhe a autoconsciência

Antes de trabalhar a comunicação, avalie e aplique o SWOT ou outra ferramenta para entender como o time se comunica atualmente.

Conheça o seu público para ter uma comunicação assertiva

Antes de começar os treinamentos ou workshops de Comunicação, é essencial conhecer o seu público. Por isso, se pergunte: quem são eles? Qual é a melhor forma de se comunicar com eles? Você precisa se adaptar ao seu público e escolher a forma de comunicação que seja mais adequada para eles e que gere o resultado esperado.

Pratique a escuta ativa na hora da comunicação

Sabemos que a comunicação é uma via de mão dupla. Portanto, ouça para falar, pergunte para ouvir melhor – nem todo mundo se expressa e se comunica facilmente. Preparar sempre perguntas claras para compreender as necessidades de seus colaboradores.

Exercite a influência dentro das equipes

A habilidade de influenciar na empresa é fundamental nos dias de hoje. Treine seus influenciadores, capacite-os para que possam compartilhar sua habilidade e conhecimento,

Apresente, utilize PNL a seu favor

Estruturar apresentações para compartilhar o ponto de vista apoia o argumento, principalmente, quando se sabe que grande parte dos brasileiros são visuais, ou seja, precisam de apoio de imagens para entender uma ideia, um projeto e um plano. Muitas lideranças treinadas pela Fala Company já transformaram a empresa onde trabalham através de apresentações visuais. Dessa forma, use fatos e dados de forma ampliada e nítida, seja conciso e traga as informações principais para defender seu objetivo previamente elaborado.

Desenvolva a habilidade de escrita e copywriting das lideranças

Muita gente subestima o poder da escrita, da troca de mensagens e a forma como é feita nas empresas. Alerta! Treinar equipes para escrever melhor, encontrar o tom dos e-mails internos e externos faz um mundo de diferença, inclusive reduzindo conflitos nos times e entre pares. Certifique-se de que a escrita dentro da empresa é clara, concisa e direta ao ponto e, ao mesmo tempo, cordial e empática. Sim, usar empatia na hora de escrever para o entendimento de produtividade e melhoria de networking interno.

Prepare sempre perguntas 5W2H

As perguntas abertas corroboram para uma comunicação mais potente. Por exemplo, utilize perguntas que iniciam com: O que, Quando, Onde, Quem, Por que, Como e Quanto e verá o resultado bem claro diante de você.

Incentive o uso de uma linguagem corporal positiva

A linguagem corporal é uma parte importante da comunicação. Sendo assim, estimular uma postura aberta, contato visual e sorridente dentro da empresa ajuda a fortalecer laços e criar uma atmosfera positiva.

Lembre-se: A prática é fundamental para melhorar qualquer competência. E a Comunicação como Power Skill pode transformar – de verdade! – seus líderes e sua empresa.

E, se precisar de suporte, fale com a Fala. Amamos contribuir com RHs para tornar empresas ainda mais saudáveis, produtivas e felizes!

Ações para sua empresa realizar no outubro rosa e novembro azul

Como utilizar o LinkedIn para impulsionar suas Vendas?

Transforme inteligência emocional em inteligência relacional

Como criar uma cultura de elogio e gratidão na sua empresa?

5 razões de você travar no inglês – vamos destravar?

7 desafios de RH em 2023