Nós acreditamos que um bom networking genuíno amplia relações e cria novos parceiros. Principalmente, no LinkedIn, que se tornou a ferramenta fundamental no mercado profissional.
Para ajudar você nesta missão de ampliar networking de forma positiva e verdadeira, vamos dar 3 dicas fundamentais que vão trazer novos insights neste assunto. Vem com o Fala.
1. Dica: mensagem especial faz milagres
Se deseja incluir alguém na sua rede de contatos, anote o que NÃO fazer.
- Gostaria de adicionar você a minha rede de contatos.
- Boa tarde, fulano, posso te enviar meu currículo, você me ajuda a conseguir uma oportunidade?
- Beltrano, será um prazer tê-la na minha rede.
A pergunta que fica para quem recebe (esses são exemplos reais que nós recebemos quase que diariamente): entenda que se você vai adicionar alguém, a mensagem tem que ser focada na pessoa.
Faça contato com os outros da maneira que gostaria que fizessem com você.
2. Dica: grupos – a mágica dos contatos
Se nós perguntarmos para você se você faz parte dos grupos no LinkedIn, provavelmente a resposta será sim. Mas a nossa pergunta é: o que você faz nos grupos?
A verdade é que 95% das pessoas não sabe que, quando você está num grupo, pode enviar mensagem para todas as pessoas que participam dele, independentemente de serem sua 1ª, 2ª ou 3ª conexão. Ou seja, se você quer ter contatos com RHs, entre no grupo de RHs. Assim, você não precisará nem mesmo adicionar a sua rede de contatos e, mesmo assim, poderá se comunicar com as pessoas.
Ou de outro modo: você quer, por exemplo, enviar uma mensagem para o Fala, digamos. Verifique de que grupos estamos fazendo parte e entre em algum deles. Pronto, você já pode escrever para a gente quantas mensagens quiser e sem pagar nenhum centavo a mais por isso!
3. Dica: antes de adicionar, comente os posts e compartilhe as ideias
Você deseja conhecer alguém como um diretor de uma empresa, presidente de uma empresa? Acompanha nas notícias, em entrevistas, no LinkedIn o que ele escreve, o que fala, como pensa, o que posta e comece a interagir, não apenas curtir. Elogie, demonstre interesse sempre genuíno, dê atenção de verdade.
Vamos dar um exemplo agora que aconteceu com a nossa CEO Vera Lorenzo com a empresa Zoop.
Pessoas percebem quando o seu contato é real e sincero e se sensibilizam com isso. Como foi no caso da Zoop – uma empresa de meios de pagamento que vem despontando no mercado. Nossa CEO viu uma entrevista incrível com a Diretora de RH, Fabile Migon. Não só viu a entrevista completa, como se surpreendeu positivamente sobre as iniciativas que a Fabile criou para a empresa durante a pandemia para manter as pessoas próximas e dar todo o suporte necessário, como ela anotou todos os pontos, acabou criando um post para ajudar outros RHs com as ideias. Marcou a Fabile e a Zoop no post.
O resultado dessa iniciativa?
Fabile agradeceu e ficou de marcar um bate papo e a Zoop e Vera foi convidada para visitar a Zoop assim que a pandemia acabasse.
Se gostou do texto que fizemos com tanto carinho para ajudar você, comente e compartilhe com todos.
Bons contatos!