Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/html/wp_falacompany/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/html/wp_falacompany/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/html/wp_falacompany/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/html/wp_falacompany/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39
5 pontos positivos do novo Coronavírus - Fala Company

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/html/wp_falacompany/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

5 pontos positivos do novo Coronavírus

Picture of Mark

Mark

26 de agosto de 2020

COMPARTILHE

Nós estamos vivendo um momento único e completamente indesejado. Mas acredite, de todas as circunstâncias ruins, é possível enxergar pontos positivos e por isso resolvemos fazer esse texto para que você enxergue coisas boas conosco.

Neste texto iremos falar de 5 pontos positivos do corona vírus. Entendemos que a economia continua sofrendo diante do efeito catastrófico do vírus mesmo após o início da flexibilização, e o que temos feito? O que pode e deve ser feito de bom neste momento?

É isso que nós vamos te falar abaixo!

Ponto 1 – Aprender a liderar em tempos de home office

Os líderes têm se colocado com uma escuta diferenciada em tempos de home office: se antes era impossível, a verdade é que hoje o home office é a unica realidade que nos resta. E como liderar em meio à pandemia? Como inspirar em meio a tantas dúvidas e medos? Como manter e até aumentar a produtividade em meio ao caos?

Não faz tanto tempo assim, as reuniões que vários líderes conduziam eram baseadas nas metas, no trabalho a ser realizado. Agora precisamos repensar. Pessoas se deprimem sozinhas em casa, não têm o despertar da motivação normal de quando se moviam para o trabalho.

O que os líderes aprenderam e estão aplicando

O papel da alta gerência

CEOs e diretores devem estimular toda a equipe com vídeos, mensagens escritas e contatos positivos sobre a situação que enfrentamos. Veja o exemplo do vídeo do presidente internacional da Saipem Stefano Cao diretamente da Itália. E o vídeo de James Dover, presidente da Sparrow Health System. A importância do CEO como cuidado para toda a empresa. Seu líder (ou você como líder) já gravou um vídeo, compartilhou uma mensagem poderosa?

Comitê de Gestão de Crise 

O objetivo deve ser liderar a crise e pensar em boas práticas entre os colaboradores, práticas inclusive sustentáveis após a fase de corona vírus. Criar uma linha direta com os colaboradores e verificar, sempre que possível, um representante de cada área, para ser o porta-voz quando imaginar que algo esteja fora do normal. Por que não manter representantes e linha direta após a fase em que vivemos?

Reuniões semanais para alinhamento e motivação

O olhar mudou. É fundamental se olhar, neste momento, para a saúde emocional e situação familiar do liderado. Além disso, a pauta motivação entrou certamente na lista dos assuntos mais importantes a se tratar. Sem motivação, a produtividade cai no ambiente de home office. Uma das maneiras é utilizar gamificação. Pontuar boas práticas dentro da equipe (exemplos: trazer novas ideias, metas, compartilhamento de informações que ajudam a equipe, novas formas de fazer a empresa crescer, etc.)

Escuta ativa

Neste momento em que estamos, ter uma escuta ativa é essencial. Como trabalhar a escuta? Reunir informações para dar suporte? Uma das sugestões é criar mesas redondas dentro da empresa. Existem aplicativos Go to Meeting onde se cria uma ideia de sala para se falar a respeito.

Preocupação com a saúde mental da equipe

Fator fundamental para a produtividade no momento de reclusão. Como avaliar e perceber as pessoas? Pensar em avaliação com profissionais da área ou Coaches e criar testes (gamificados) para entender o estado de ânimo da equipe.

Proximidade

Manter contatos frequentes e questionamentos para verificar se a situação está dentro dos padrões, oferecer ajuda. Pensar na equipe de forma mais abrangente.

Happy hour com a equipe/Café da tarde

Brindar às vitórias da semanas com um vinho, cerveja, bebida não alcoólica e estar mais próximo de quem parece estar longe.

Estímulo ao conhecimento online

Este é o momento onde o estímulo ao conhecimento pode fazer uma enorme diferença no desenvolvimento de comprometimento com metas. O que pode ser feito? Iniciar um programa de idiomas, treinamentos de novas habilidades (desde liderança a Storytelling, Design Thinking e outros) para estimular o novo, a interação e o cognitivo.

Treinamentos e apoio profissional online

Como ajudar o coletivo a repensar a forma de trabalhar? O Team Coaching online pode ajudar equipes a transpor o momento. Além disso, pensar em SIPAT online e palestras certamente vão ajudar a promover o bem estar.

Apoio da medicina e da psicologia à distância

Busca de consultas do plano de saúde da empresa para ajudar quem precisa e disponibilizar para a equipe.

Ponto 2 – Desenvolver novas maneiras de contato

Neste momento de corona vírus, precisamos repensar os contatos, as maneiras de demonstrar interesse, compartilhar informações, agendar reuniões e encontros e interagir de forma próxima mesmo estando longe. Quais plataformas estão dando suporte?

Como fazer isso?

Uso de plataformas para interação

Zoom (reuniões gratuitas até 40 minutos), Go to Meeting, Microsoft Teams (só para quem tem Office 365) ,Webex (da Cisco – grátis até 1 de julho), Skype

Ferramentas de comunicação e gestão

Slack (muito utilizado pelas empresas ao invés do Whatsapp para agrupar assuntos), Google Meet (também conhecido como Google Hangout), Trello.

Webinars para transmitir conhecimento

 Click Meeting (teste grátis de 7 dias), Zoom e Big Marker (para grandes audiências e treinamentos) e Livestorm (webinars grátis até 20 minutos).

Ponto 3 – Como valorizar e demonstrar agradecimento e afeto por colegas e familiares

Como demonstrar afeto à distância? De que forma valorizar seu funcionário que está se doando ao máximo neste momento? Como apoiar iniciativas e ideias para fazer o bem e compartilhar agradecimentos?

Algumas sugestões que reunimos:

Compartilhar momentos importantes nas redes sociais

Valorizar seus colaboradores, sua equipe, amigos na rede social, mostrando o que têm feito para superar a crise. Mostrar o afeto publicamente como demonstração de reconhecimento pelo trabalho e realizado e pela parceria.

Cartões virtuais de agradecimento

Site Blue Mountain e Hallmark Cards, com vários tipos de cartões online gratuitos, site Kisseo em inglês oferece cartões para agradecer, dizer que se gosta, se ama, desejar feliz aniversário

Rappi: cadastre alguém de sua equipe ou de sua família e envie chocolate, flores ou faça outro tipo de entrega surpreendente.

Apoie um Restaurante: uma iniciativa da AMBEV (Stella Artois) e Chefsclub. Ajude seu restaurante preferido comprando um voucher que vale R$100 com 50% de desconto, valor final R$50,00 e use quando reabrir. Voucher válido até 31/12/2020.

Chefsclub: assinatura do clube de vantagens de restaurantes (que agora entrega em domicilio

Ponto 4 – Atividades físicas e mentais gratuitas

Mente sã em corpo sadio. Várias ideias e sugestões para compartilhar com sua equipe para viver bem em meio à crise. Importante lembrar que as atividades físicas podem ser feitas com a equipe, juntos e alinhados.

Atividade física: Smart Fit (treinos específicos para várias partes do corpo, treino funcional, alongamento, etc) e BT Fit (aplicativo e site de ambos)

Assistência psicológica: Centro de Valorização da Vida (realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias).

Malhar em inglês: Jefit (site e aplicativo) com inúmeros exercícios para se fazer em casa.

Yoga: o site Yoga em Movimento oferece 1 mês de aulas grátis.

Meditação: No Instagram @hermogenesbarra, diariamente você encontra lives de mantras e meditação guiadas.

Missa católica online: No Instagram @nsvitoria_barra (Live – missas 18h).

Voluntariado: Voluntariado na área da saúde (Rio de Janeiro): inscrições pelo site (clica na palavra site), Ação da Cidadania – ONG no combate à fome. Inscreva-se para ajudar no site Ação da Cidadania e Programa de Voluntariado Atados (o Atados é uma plataforma social online que conecta pessoas à oportunidades de voluntariado em causas sociais.

Ponto 5 – Conhecimento gratuito

Muitas organizações se reuniram para oferecer cursos gratuitos interessantes que podem dar o apoio necessário para seus colaboradores aprenderem.

Cursos no Brasil

FGV (são 55 cursos gratuitos), SENAI (Cursos para empreender e competências transversais), Insper (cursos em parceria com o Coursera), Fundação Bradesco (cursos focados em Empreendedorismo, Gestão de Projetos)

Cursos no exterior

EDX – cursos das mais renomadas universidades do mundo apresentam cursos gratuitos com vídeos dos instrutores e transcrição do vídeo o que ajuda também no aprendizado de idiomas. Há cursos em inglês, francês, espanhol e outros idiomas.

Aprendizado de idiomas gratuitos

Tandem (aplicativo e site de trocas de aulas gratuitas), Lyrics Training (aplicativo e site para aprender idiomas com música), Memrise (aplicativo e site com falantes nativos com uma variedade de técnicas divertidas e comprovadas de memória que irão acelerar o seu aprendizado).

É o momento de muitos aprendizados, muita troca e muita soma. Podemos sair dessa crise com uma bagagem incrível de conhecimento e aplicarmos na nossa vida e nas nossas empresas.

Acreditamos que é o momento de buscar ver o lado positivo. O negativo já está estampado em todos os jornais, ao vivo em todas as TVs e, repetidamente, lembrado nas mídias sociais. Vamos compartilhar o que há de bom, positivo, diferente. Vamos fazer o resgate do nosso eu, fazer conexão com nossos sonhos, tomarmos consciência da finitude e da nossa gestão do tempo. Organizar para viver melhor e aproveitar mais.

Vamos conseguir juntos. Depois da tempestade, sempre virá o sol.

Cuide-se bem e cuide bem de quem está perto de você. Proximidade à distância.

E não se esqueça: Se precisar, Fale com o Fala. Vamos juntos!

Liderança feminina: a importância das mulheres em cargos de liderança

Team building: conceitos e como aplicar na sua empresa

Ações para sua empresa realizar no outubro rosa e novembro azul

Como utilizar o LinkedIn para impulsionar suas Vendas?

Transforme inteligência emocional em inteligência relacional

Como criar uma cultura de elogio e gratidão na sua empresa?