Mentoria Profissional: Entenda como desenvolver sua carreira

Picture of Fala Company

Fala Company

4 de setembro de 2024

COMPARTILHE

A Mentoria é um processo de desenvolvimento onde um executivo mais experiente, o mentor, oferece orientação, apoio e conhecimento a alguém menos experiente, o mentorado. Essa relação personalizada pretende auxiliar o mentorado a alcançar seus objetivos de carreira, desenvolver novas habilidades e superar desafios.

O mentor é um guia, um mestre e conselheiro, alguém com vasta experiência profissional na área de atuação da pessoa que está sendo orientada. A mentoria envolve conversas e debates sobre assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho, possibilitando aprendizado e desenvolvimento na carreira do profissional menos experiente.

Por que a mentoria é tão importante? Benefícios da mentoria

A mentoria profissional oferece uma série de vantagens que podem impulsionar significativamente o crescimento dos profissionais da empresa. Segundo uma pesquisa da Sun Microsystems, funcionários que receberam mentoria foram promovidos cinco vezes mais do que pessoas que não tiveram mentores e, em outro dado, os mentores tinham seis vezes mais chances de serem promovidos para um cargo maior.

Vamos conferir alguns benefícios da mentoria de carreira:

Autoconhecimento

A mentoria proporciona um espaço seguro para refletir sobre suas forças, fraquezas e valores, facilitando o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.

Através da mentoria, novas perspectivas são descobertas a partir de experiências e insights do mentor. E o mentorado se conhece melhor para adquirir novas formas de pensar sobre os desafios profissionais.

Aceleração de carreira 

A mentoria permite que o mentorado aprenda com os erros e sucessos do mentor, acelerando seu desenvolvimento profissional.

De que forma? Os mentores ajudam a desenvolver os mentorados, desenvolvendo habilidades e competências profissionais e pessoais. Eles conseguem isso, fornecendo feedback e orientação valiosos para orientá-los em um caminho produtivo e estimulando os mentorados a se tornarem mais organizados e disciplinados. Os mentores também são uma fonte valiosa de inspiração e motivação para seus mentorados, podendo abrir portas para novas oportunidades de carreira, como projetos, posições e parcerias.

Aumento da resiliência

Ao enfrentar desafios com o apoio do mentor, o mentorado desenvolve maior resiliência para lidar com situações adversas. 

As histórias de superação e formas de reagir na carreira do próprio mentor servirá como exemplo para os mentorados. 

Visibilidade e Networking Estratégico

A mentoria pode aumentar a visibilidade do mentorado dentro de sua organização e setor. Como faz isso? O mentor “trabalha” como um patrocinador, divulgando o trabalho do mentorado na empresa e conectando o mentorado a pessoas influentes em sua área, expandindo sua rede de contatos de forma estratégica.

Esse Networking Estratégico é a base do crescimento na carreira e ascensão como líder, reforçando as conexões com clientes internos e externos.

Desenvolvimento de liderança e empoderamento

Dentro da parceria mentor-mentorado, o mentor é o desenvolvedor da liderança e O mentor pode ajudar o mentorado a desenvolver habilidades de liderança, como comunicação, tomada de decisão e gestão de pessoas.  A mentoria empodera o mentorado, dando-lhe as ferramentas e o apoio necessários para alcançar seus objetivos.

Maior autoestima e autoconfiança

O que se vê em mentorias bem estruturadas é que o mentorado consegue obter uma maior autoconfiança e autoestima à medida em que reconhece suas forças e as coloca em prática a favor de seus objetivos.

Além disso, a mentoria ajuda a desenvolver uma crença mais forte em suas próprias capacidades. Ao se sentir mais realizado e engajado em sua carreira, o mentorado certamente começa a experimentar maior satisfação profissional.

Alinhamento com os objetivos de carreira

A mentoria ajuda a alinhar as ações do mentorado com seus objetivos de carreira de longo prazo.

Como é feito isso? Através da clareza de sua jornada profissional, entendimento de desafios comuns dentro da empresa, o mentorado alinha seus objetivos a partir das novas expectativas de carreira

Insights e conhecimento

Sendo profissionais experientes dentro do mundo corporativo, os mentores compreendem profundamente sua dinâmica. Eles estão em uma posição única para fornecer insights, conhecimento e orientação, o que ajuda os mentorados a adquirir habilidades rapidamente. 

Metas e alto desempenho

A mentoria exige que mentorados definam metas profissionais desafiadoras e de desenvolvimento. Para construir metas, os mentores utilizam ferramentas SMART (específicas, alcançáveis, relevantes e baseadas no tempo) e 5W2Hs. Definir os objetivos ajuda os mentores a compreender melhor como proceder para contribuir para a carreira profissional dos mentorados e identificar as áreas específicas nas quais precisam se concentrar.

Com os objetivos traçados e o “Roadmap”- a trilha de carreira – desenhados, o mentorado abre espaço para alto desempenho e entregáveis de valor. 

Accountability – auto-responsabilização

Outra grande vantagem da mentoria é que os mentores trabalham com a auto-responsabilização pelos resultados. Os mentores acompanham seu progresso e fazem com que mantenham o foco em seus objetivos. Essa responsabilidade ajuda os mentorados a se concentrarem em seus objetivos e a permanecerem motivados para alcançá-los. Ser responsável pelas metas é vital em uma organização. 

O simples fato de saber que estão sendo monitorados é suficiente para que a maioria dos colaboradores mantenha o foco.

Leia também:

Como pode ser aplicada a mentoria e tutoria profissional?

A mentoria e tutoria podem ser aplicadas à orientação de pessoas que estão ingressando em uma nova atividade. Elas contribuem para oferecer respostas adequadas às demandas de sua nova posição em um período mais curto. Este tipo de mentoria está focada em aspectos comportamentais da posição e a tutoria está focada na transmissão de conhecimentos técnicos e/ou metodológicos.

Neste caso, o papel do mentor é apresentar habilidades técnicas e comportamentais ao mentorado, sabendo observar sem julgar, falar a verdade e sem ferir a dignidade e honra do mentorado ouvir com sinceridade.

Diferenças entre Coaching, Mentoria e Treinamento

A mentoria é uma relação mais experiencial, na qual um profissional mais experiente (mentor) compartilha seus conhecimentos e insights com alguém menos experiente (mentorado). O mentor atua como um guia, oferecendo conselhos e orientação sobre a carreira e o desenvolvimento profissional. A relação é baseada na transferência de conhecimento e experiência, e o foco pode abranger tanto o presente quanto o passado.

O coaching, por sua vez, é um processo altamente personalizado e focado no desenvolvimento individual. O coach atua como um parceiro, auxiliando o coachee a identificar suas potencialidades, superar obstáculos e alcançar seus objetivos. A relação é colaborativa, com o coach utilizando ferramentas e técnicas específicas para estimular o autoconhecimento e o crescimento. O foco está no presente e no futuro, buscando resultados práticos e tangíveis. A ferramenta mais importante do coaching são as perguntas poderosas.

Por fim, o treinamento é um processo mais estruturado e padronizado, visando transmitir conhecimentos e habilidades específicas. O treinamento é geralmente ministrado por um instrutor e envolve um grupo de participantes. O foco está no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, e o conteúdo é pré-definido.

Na Fala Company nós trabalhamos com Coaching Executivo, Mentoria e Treinamentos. Temos uma abordagem diferente para esses segmentos e profissionais altamente capacitados para atender às suas necessidades e a do seu time. 

Como Funciona a Mentoria Profissional

Um Programa de Mentoria pode ser contratado pela empresa ou pelo profissional no qual o mentor compartilha seus conhecimentos e experiência pessoal com profissionais menos experientes, conhecidos como mentorados. 

O mentor oferece orientação, apoio e conselhos para ajudar os mentorados a alcançar seus objetivos profissionais e pessoais.

Geralmente, pessoas que alcançaram sucesso em suas áreas de atuação ou em outros aspectos da vida, se tornam mentores para orientar outros que buscam alcançar o mesmo nível de sucesso. Além de compartilhar conhecimentos técnicos, os mentores também ajudam a desenvolver habilidades interpessoais, ampliar a rede de contatos e aumentar a confiança dos mentorados. O impacto positivo da mentoria pode ser visto na melhoria do desempenho profissional, no desenvolvimento de liderança e na satisfação pessoal dos envolvidos.

Estrutura de Mentoria

A duração e a frequência das sessões de mentoria podem variar dependendo das necessidades e disponibilidade de cada um. No entanto, uma sessão típica dura entre 1 e 2 horas. A frequência pode ser mensal, trimestral, semestral ou mesmo anual. A regularidade é fundamental para manter o foco e o progresso. No entanto, a mentoria considera espaços de tempo maiores para que mudanças claras aconteçam com os mentorados. 

Definição de metas

No início da relação, mentor e mentorado estabelecem metas claras e mensuráveis para o processo de mentoria. Essas metas podem estar relacionadas ao desenvolvimento de habilidades, avanço na carreira ou outros objetivos específicos.

Acompanhamento

Ao longo do processo, o mentor acompanha o progresso do mentorado em relação às metas estabelecidas, oferecendo feedback construtivo e ajustando a estratégia conforme necessário.

Métodos utilizados na Mentoria

  • Orientação: o mentor compartilha sua experiência e conhecimento para orientar o mentorado em suas decisões e ações.
  • Feedback construtivo: feedback sincero e específico sobre o desempenho do mentorado, ajudando-o a identificar áreas de melhoria e a potencializar seus pontos fortes.
  • Desenvolvimento de Planos de Ação: juntos, mentor e mentorado desenvolvem planos de ação para alcançar as metas estabelecidas. Esses planos incluem passos concretos, prazos e indicadores de sucesso.
  • Coaching: o mentor pode aplicar técnicas de Coaching para estimular o autodesenvolvimento do mentorado ou indicar Programa de Coaching ao mentorado para que o mentorado encontre suas próprias soluções.
  • Networking: o mentor conecta o mentorado a sua rede de contatos, abrindo portas para novas oportunidades.
  • Follow-up: mentor e mentorado criam uma agenda recorrente para que o follow-up – o acompanhamento seja feito de forma estruturada e possibilite o mentor ter visão sobre mudanças concretas do mentorado. 

A mentoria é essencial no mundo corporativo moderno. É uma parceria que exige dedicação e compromisso mútuo. Ao investir tempo e energia nessa relação, o mentorado investe em seu futuro profissional.

Mentores experientes e capacitados ajudam as organizações a construir uma força de trabalho dinâmica, qualificada e focada, pronta para enfrentar desafios de frente no mundo VUCA. 

Perfil Intraempreendedor: 9 Características Para Inovar

Crenças Limitantes: Como Identificar e Superar para Evoluir

Mundo BANI: 7 Passos Essenciais para Engajar sua Equipe

Mentoria Profissional: Entenda como desenvolver sua carreira

Leadership Coaching: O que é e como aplicar no dia a dia

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI): O que é e como aplicar